“Legadema” a esperança ambiental e animal de João Sousa.

João Sousa, apresentou a sua coleção SS20 no espaço Bloom no Passado Portugal Fashion.



Bloom Upload, destinado a criadores que ainda se encontram numa fase inicial dos seus percursos. Apesar de já ter nascido neste milénio, João Sousa provou que, aos 19 anos, já tem as suas vontades bem definidas e encaminhadas. Na passerelle, apresentou cinco coordenados com muitos brancos e menos padrões, que nos levaram até à savana e selvas africanas. O objetivo era transmitir o impacto devastador da extinção de animais no mundo, assim como a preocupação pela preservação dos grandes felinos em África, já que o seu número tem vindo a reduzir drasticamente ao longo dos anos. O branco representa, por um lado, a diminuição de espécies mas, por outro, uma esperança para o fim da caça furtiva e da poluição que destrói vários habitats.

 

É sempre um enorme gosto colaborar e apoiar o que de melhor se faz no nosso país. Estamos sempre disponíveis para colaborar com jovens e consagrados criadores nacionais. Tal atitude faz parte do ADN da empresa.

 

 

"Em 2010, Beverly e Dereck Joubert, ambos cineastas e exploradores da National Geographic, encontraram um leopardo numa árvore com mais de 2000 anos em África. Esta descoberta levou a dupla numa nova e especial jornada de quatro anos e meio, acompanhando diariamente o desenvolvimento desta cria, à qual chamaram Legadema (luz do céu).

Através da sua investigação, os Joubert aventuraram-se pelos lugares mais selvagens e mais perigosos de África, em particular o Botswana, onde vivem atualmente numa tenda num pântano e onde estão sujeitos a temperaturas extremas de calor e frio e até mesmo a terríveis tempestades. Tudo para no final conseguirem captar a essência dos animais africanos, especificamente os felinos.

A sua iniciativa, em parceria com a National Geographic, de preservação dos grandes felinos em África surge da vontade de celebrar estes animais e dos números assustadores da sua redução nos últimos 50 anos. Há meio século existiam 450000 leões, mas, em 2010, já só foram contabilizados 20 000. Acresce que os 45 000 tigres que existiam foram reduzidos a cerca de 3000. As chitas, por seu turno, desceram das 50 000 espécies para 12000. Por fim, a população de leopardos que há 50 anos totalizava 700000 indivíduos viu-se reduzida para 50 000. Este decréscimo populacional está relacionado com a atividade dos caçadores de safaris, legal e ilegalmente, e com a procura das peles dos felinos.        

“Legadema” transmite o impacto da extinção no nosso mundo. Há um aumento significativo do branco na coleção, quase como se estivéssemos a apagar o registo destes animais ao longo dos anos. Mas, ao mesmo tempo, o branco representa uma esperança para o fim da caça furtiva e da poluição que destrói os habitats destes felinos. Há ainda uma evolução da ultimação que representa a busca abusiva pelas peles destes animais e uma redução de cor e padrão que representa o decréscimo e autenticidade dos animais. "