À conversa com Carolina Sobral

Entrevistamos a Carolina Sobral, uma das designers participantes na última edição do Portugal Fashion.

 

Qual o balanço que faz desta edição do Portugal Fashion?

Apesar da redução de público, o balanço desta edição foi bastante positivo, o Portugal Fashion conseguiu com que o evento tenha decorrido com a mesma qualidade e segurança.

 

Qual foi a grande inspiração para esta coleção?

Roupas reais para pessoas reais, foi a inspiração para esta coleção. Peças intemporais que expressam a sensação de serenidade da natureza, através de tecidos fluídos e silhuetas soltas e desconstruídas.

 

O que é que, efetivamente, esta coleção quer “dizer” ao mundo?

Funcionalidade, feminilidade e sustentabilidade são o foco principal da marca.

 

Qual o motivo da escolha dos tecidos e cores usados?

Um dos processos mais importantes na criação de uma coleção é a seleção de materiais, tento sempre escolher tecidos sustentáveis como materiais reciclados, orgânicos ou upcycling. Para transmitir estas escolhas optei por cores naturais, como o branco, cru, índigo e tons terrosos com detalhes de cores mais vibrantes.

 

Considera que a pandemia teve algum impacto na criação desta coleção?

Não senti tanto na criação da coleção, onde teve mais impacto foi na necessidade de reforçar as plataformas online.

 

--

 

BIO

Carolina Sobral concluiu a licenciatura de Design de Moda na ESAD Matosinhos em 2014. No mesmo ano apresenta a sua coleção de final de curso, na plataforma Bloom do Portugal Fashion, representando a mesma instituição. Vence o Prémio Loja "The” na 10ª edição do Acobratic e conquista o 3º lugar do concurso Novos Criadores PFN da Modtíssimo dando a oportunidade de estar presente no Fórum Novos Talentos da Modtíssimo. É também em 2014 que inicia o estágio com o Designer Hugo Costa e termina em 2015, ano em que começa a estagiar com Maria Gambina. Desde 2015 que faz parte da equipa de design da Parfois.