À conversa com Maria Meira

Entrevistamos a Maria Meira, uma das designers participantes na última edição do Portugal Fashion. 

 

Qual o balanço que faz desta edição do Portugal Fashion?

Esta edição como a edição anterior, foram bem diferentes do habitual, devido á situação em que nos encontramos, mas fora isso penso que correu tudo super bem o Feedback tem sido positivo.

 

Qual foi a grande inspiração para esta coleção?

A inspiração foram as minhas duas avós, que infelizmente já não estão cá, e sempre foram muito presentes na minha vida e só guardo boas recordações, tentei relembrar tudo o que guardava delas, os padrões, as ombreiras as peças todas foram criadas a pensar em ambas. Foi a coleção que mais gosto que me deu. Foi bom recorda-las e homenagear as duas pessoas que mais saudades tenho e que mais me ensinaram nesta vida.

 

O que é que, efetivamente, esta coleção quer “dizer” ao mundo?

Aproveitem todos os momentos da vida para amar os vossos e não deixar para amanhã o que podem fazer hoje, acho que se, dúvida um momento de reflexão, espero ter conseguido mostrar isso, com cada pormenor que incorporei nela.

 

Qual o motivo da escolha dos tecidos e cores usados?

Foi tudo pensado o padrão das bolas da minha avó paterna, as flores da minha avó materna, os azuis que usei na coleção fui buscar a uma camisa da minha avó que sempre gostei e a uso bastante, as ombreiras que ambas usavam e retratam a época delas, e roupas mais descontraídas porque ambas eram mulheres do campo, tentei retratar um pouco de ambas.

 

Considera que a pandemia teve algum impacto na criação desta coleção?

Penso que ajudou, porque passei mais tempo em casa e na altura que comecei a criar tinha umas fotos delas la em casa e foi aí que me surgiu a inspiração, retratos antigos, onde depois comecei a reunir fotos todas que encontrava de ambas. 

 

-- 

 

A Maria Meira esteve presente no BLOOM, uma plataforma experimental destinada a designers que ainda se encontram numa fase inicial dos seus projectos, e com quem a Troficolor, imbuída do seu espirito de missão se orgulha de colaborar.

 

BIO

Maria Meira concluiu a sua licenciatura em Design de Moda, na Escola Superior de Artes e Design, no ano de 2017. Nesse mesmo ano, foi participante no Concurso de Jovens Criadores de Santa Maria da Feira. Já no ano de 2018, em março, sagrou-se vencedora do Concurso Bloom na edição FW18-19 do Portugal Fashion.

 

A sua marca, Maria Meira, tem como objetivo ser contemporânea, alternativa e adaptável, de forma a agradar uma audiência jovem e interessada pela moda.